Banhado ou folheado a ouro? Entenda a diferença de uma vez por todas

folheado-a-ouro

Banhado ou folheado a ouro? Entenda a diferença de uma vez por todas!

Quando buscamos um acessório que tenha uma qualidade superior, quando não buscamos por joias verdadeiras, buscamos por opções mais em conta, como as semijoias, pois temos a certeza de que estamos falando de um produto bem mais nobre, que também tem um alto valor. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre as diferenças entre folheado a ouro e banhado.

Os termos banhado e folheado a ouro fazem referência ao mundo dos acessórios, onde ambos servem para informar tipos de processos que são executados de forma diferente, para diferentes fins. Ao fazer a referência sobre um acessório banhado, queremos dizer que ele passou por um determinado tipo de processo, e já o folheado por outro tipo de processo.

Você também tem essa dúvida? Você sabe a diferença? Vamos te contar tudinho!

Acessório folheados a ouro: Entenda o processo.

Não pode ser considerado incorreta dizer que uma peça foleado a ouro que ela não se trata de uma semijoias. Se está sendo comercializada dessa forma, é porque ela passou por um processo conhecimento como folheamento.

O processo consiste em colocar uma folha bem fininha de metal nobre, nesse caso o ouro, sobre a peça em questão, depois essa folha é prensada, para que seja estabelecido a aderência da folha à peça em questão.

Esse processo é muito comum em acessórios, como: cordões, pulseiras e brincos. E fugindo do universo da moda, em talheres, isqueiros entre outros. Era uma tradição antiga para os noivos, parentes próximos presentes com kit de talheres todos foleados a ouro para presenteá-los nessa data tão especial.

Folheado a ouro

Acessório banhado: Entenda o processo.

Agora falando sobre o acessório banhado a ouro, ou ainda em ródio, que também pode ser por outros metais nobres. É o processo que é conhecido como galvanoplastia. Que consiste na exposição em diversas etapas à produtos químicos e também à metais, para que as peças se tornem de qualidade.

Por isso, quando falamos em acessório banhado, estamos falando ao pé de letra, já que o processo realmente banha a peça diversas vezes em substâncias químicas para melhorar sua qualidade.

A submersão da peça é bem intensa e muito duradoura de metais nobres. Finalizado o processo, uma peça simples pode ser considerada como uma semijoias enobrecida. A peça não ganha apenas mais cor e muito mais brilho, ela também ganha uma durabilidade muito maior.

Qual a diferença de semijoias para bijuteria?

Quando falamos em foleados a ouro e banhados, temos uma nova dúvida, se podemos considerar peças banhadas ou folheadas como semijoias? Ou se elas ainda são consideradas como bijuterias.

As semijoias elas passam por processos químicos, que podem ser folheados ou banhados com metais nobres, como o ouro por exemplo. Tais processos já as tornam semijoias. Já as bijuterias não passaram por nenhum tipo de enobrecimento, portanto possuem uma qualidade diferente e não podem ser encaixadas na mesma categorias.

Até mesmo as bijuterias finas não podem ser categorizadas como semijoias, pois não passam por processos de enobrecimento com metais nobres.

Folheado a ouro: Quais as características importantes para a escolha perfeita?

É importante que você saiba quais são as características primordiais de uma semijoias folheada a ouro, pois você vai precisar explicar ao seu cliente.

Uma semijoia foleada a ouro precisa ter muito semelhante a uma joia feita em ouro, até mesmo nos detalhes do seu acabamento. Sem que seja percebido rebarbas, manchas ou ainda furos. Elas precisam ser banhadas em 18k, e se for utilizar pedras ou ainda pérolas, precisam ser muito semelhantes ao natural, até mesmo em sua lapidação e brilho.

O design criado e o porte precisam ter compatibilidade com as joias originais. Fica discrepante uma semijoia bem diferente de uma joia original, a diferença seria muito clara, o que não seria bom para os negócios.

Uma semijoia precisa ter o mesmo brilho e uma delicadeza própria de uma joia, para que a semelhança seja perfeita. Pois os clientes estão em busca de qualidade.

Como fazer a escolha dos acessórios folheados a ouro?

A partir do momento em que você já sabe identificar quais são as peças que são folheadas e quais são suas principais características, você já consegue avançar um pouquinho nesse processo de escolha.

O primeiro quesito que deve ser verificado é se a produção utilizou cádmio ou níquel em sua composição. Tais substâncias não devem estar presentes no processo de criação de uma semijoia, pois elas causam alergia, e isso pode levar a perda de inúmeros clientes.

O próximo quesito importante é escolher peças que o revendedor tenha garantia da peça, que seja no folheado ou na cravação, é necessário oferecer uma segurança para os clientes em relação as peças. Por isso, a importância de um fornecedor de qualidade.

Para ter sucesso em vendas de foleados a ouro, escolha sempre os mais clássicos, como: brincos de argolas, colar com pingente, pulseiras e anel solitário. Essas opções são apostas certas e sucesso de vendas!

Golden Class Semi Joias:
Post relacionado